Detergentes ecológicos vs detergentes convencionais

Profissional de limpeza a limpar janelas com detergente

Detergentes ecológicos ou detergentes convencionais: qual escolher?

A limpeza e higiene são essenciais em qualquer casa ou espaço público. No entanto, os produtos de limpeza convencionais podem ser agressivos e prejudicar o meio ambiente, bem como a saúde humana. Por isso, os detergentes ecológicos, com menos compostos químicos, têm se tornado uma alternativa cada vez mais popular.

O que são detergentes ecológicos?

Os detergentes ecológicos são produtos de limpeza feitos à base de compostos naturais e biodegradáveis. Formulados para serem tão ou mais eficazes do que os detergentes convencionais, estes são biodegradáveis e com menor impacto no ambiente e saúde humana.

Este tipo de detergentes ecológicos geralmente têm na sua composição ingredientes como:

  • Ácidos orgânicos, como o ácido cítrico e o ácido lático;
  • Enzimas, que ajudam a quebrar as moléculas de sujidade;
  • Essências naturais, que conferem aromas perfumados aos produtos.

Detergentes para limpeza


Vantagens dos detergentes ecológicos

Os detergentes ecológicos têm uma série de vantagens relativamente aos detergentes convencionais, das quais destacamos:

  • Menor impacto ambiental: os detergentes ecológicos são produtos biodegradáveis, o que significa que se decompõem no meio ambiente. As suas embalagens também são, habitualmente, feitas de materiais recicláveis.
  • Menor risco para a saúde humana: os detergentes ecológicos têm ingredientes naturais nas suas fórmulas, que são menos agressivos para pessoas, animais e meio ambiente.
  • Maior eficiência: os detergentes ecológicos são tão eficazes como os detergentes convencionais, mas costumam ser mais concentrados. Assim, pode ter os mesmos resultados usando uma quantidade mais pequena de produto.


Desvantagens dos detergentes ecológicos

Os detergentes ecológicos também podem ter algumas desvantagens, tais como:

  • Preço: os detergentes ecológicos são habitualmente mais caros do que os convencionais.
  • Disponibilidade: este tipo de produto nem sempre estão disponíveis nas superfícies comerciais com a mesma abundância e variedade que os detergentes convencionais.


Qual a melhor opção?

A melhor escolha entre ambos os tipos de detergentes depende de diversos fatores, incluindo orçamento, disponibilidade e a sua preocupação com o meio ambiente.

Se procura uma opção mais sustentável e segura para a sua saúde, os detergentes ecológicos são uma boa escolha. No entanto, os detergentes convencionais podem ser uma opção mais barata e com maior disponibilidade.

Precisa de ajuda a descobrir qual o detergente indicado para si? Peça-nos aconselhamento, a nossa equipa Duoligiene está pronta a esclarecer as suas dúvidas!

 

Siga-nos nas redes sociais!

Notícias Relacionadas

Inspeção Certificado HACCP

HACCP – O que é e para que serve?

O HACCP é um sistema preventivo de segurança alimentar que é reconhecido a nível internacional. A sigla HACCP significa Hazard Analysis and Critical Control Point ou, em

Leia mais